Back to the board é uma divertida atividade perfeita para desenvolvida em forma de jogo. Durante o desenvolvimento da atividade o aluno estará exercitando as habilidades de escrever e ouvir, além, de praticar os verbos modais do Inglês (must/mustn’t).
Baixe esta apresentação de PowerPoint pronto para ser usado em sala de aula clicando no link abaixo:
20 –
30 min.
Adolescentes e adultos (ensino fundamental e
médio)
Projetor de imagens e lousa.
Esta é uma daquelas atividades para ser aplicada após a aquela longa explicação gramatical ou após a correção de uma atividade e você sente que seus alunos já estão exaustos, contudo, você precisa ter a certeza que eles já estão dominando o assunto para passar para o próxima conteúdo. Esta atividade possui uma boa aceitação dos alunos por canta do carácter lúdico. Você deve está se perguntando o que realmente é esta atividade. Resumidamente, nesta dinâmica, o aluno precisará criar frases em Língua Inglesa que represente as imagens que estão sendo apresentadas em uma tela. O aluno encontra-se de costas para essa tela, e ele terá que elaborar frases apenas com as instruções dadas por seus colegas.
PASSO-A-PASSO
Preparação da atividade:
![]() |
Figura 1: exemplo de slide |
![]() |
Figura 2: exemplo de slide |
2º passo – Configure o tempo de duração do slide: determine um tempo de duração
para cada slide de 50 segundos (ver figura três), desative a opção "Ao clicar com Mouse" e marque "Após 0,0" . Para o slide não mudar repentinamente, insira uma imagem que represente um
relógio e configure como uma animação conforme figura 4.
![]() |
Figura 3: Menu > transições
|
![]() | |
|
Execução da atividade em
sala:
3º passo – Em sala, divida a classe em duas
equipes e escolha dois alunos para representar cada equipe (esses dois alunos
irão ficar de costas para tela que estão sendo apresentadas as imagens e eles deverão
escrever as frases no quadro apenas com as orientações de seus colegas que
estão vendo as imagens).
4º passo – Explique a atividade para os alunos e
leia as instruções abaixo:
![]() |
Figura 5: slide 1 (instruções) |
5º passo – E por fim, quando os alunos tiverem
construído todas as frases, você deverá corrigir as frases produzidas por eles
tirando as dúvidas e fazendo as observações necessárias.
FICA A DICA
* Se você não tiver tempo para produzir os slides faça cartões descrevendo as ações
ou use recortes de revistas e apresente para a turma ao invés de apresentar as
imagens.
** Baixe esta apresentação de PowerPoint pronto para ser usado em sala de aula clicando no link abaixo:
Back to the board - PPT
Baixe este texto em PDF
Gostou dessa atividade? Comente, sua opinião é muito importante para nós do Diário de Classe | Professor Geymisom melo.
** Baixe esta apresentação de PowerPoint pronto para ser usado em sala de aula clicando no link abaixo:
Back to the board - PPT
Baixe este texto em PDF
Gostou dessa atividade? Comente, sua opinião é muito importante para nós do Diário de Classe | Professor Geymisom melo.
1 Comentários
O link do arquivo direciona para uma página ao qual diz que o arquivo solicitado não existe.
ResponderExcluir