Objetivo: Falar de preferências, apresentar-se.
Duração: 50min (varia com o tamanho da turma).
Público: Adolescentes e adultos
Público: Adolescentes e adultos
Material: Nenhum ou apresentação de Power Point (opcional)
BREVE
DESCRIÇÃO
É uma dinâmica para início
das aulas que vai bem em todas as situações e públicos. Trata-se de um teste,
tipo aqueles de revista para adolescentes, onde listam-se dez chocolates e o
aluno tem que escolher um. Cada chocolate possui uma descrição que envolve
assuntos como preferências e personalidade. Normalmente os alunos adoram (por
incrível que pareça dá certo) e riem bastante com as revelações surpreendentes
sobre eles e seus colegas.
PASSO-A-PASSO
1º passo – começo me
apresentando, falo um pouco da minha vida profissional e alguns fatos da minha
vida pessoal que eu creio que são importantes. Também uso esse momento para
construir, com a turma, algumas regras para o bom convívio. Terminando essa
parte, falo que já me apresentei e que naquele momento quero conhecê-los, saber
mais sobre suas preferências, o que gostam e o que não gostam (neste momento
todos começam a reclamar, dizem que não vão falar, tem vergonha, etc). Logo, tento
acalmá-los dizendo que não serão eles que irão se apresentar, mas que eu irei adivinhar
suas preferências e revelar coisas sobre eles que nem mesmo eles sabem. Neste
momento é importante você fazer com o aluno acredite na veracidade do teste.
2º passo – Falo que vou ler o
nome de 10 chocolates e peço que eles escolham apenas um chocolate, aquele que
eles gostam mais.
3º passo – Peço para que
cada aluno se apresente e diga qual chocolate escolheu.
4º passo – E por fim, Leio a
descrição de cada chocolate e vou perguntando aos alunos que escolheram aquele chocolate
se acertei a descrição ou errei (normalmente acerto quase todas). Esta etapa é
muito importante porque você tem a oportunidade de conhecer o perfil da sua
nova turma e nas próximas aulas tentar trazer atividades que sejam mais a cara
deles.
PRÓS
E CONTRAS
Esta dinâmica pode ser
usada, praticamente, nas mais diversas turmas, grandes, pequenas, de jovens, de
adultos entre outras. Gosto muito de usá-la
quando eu ainda não conheço o grupo por dois motivos, primeiro, começo a
conhecer o grupo, suas preferências e assim fica mais fácil elaborar as
próximas atividades e, segundo, porque a participação do aluno é mínima (as
vezes encontro turmas que os alunos são muito tímidos). Com isso não tenho que
forçar uma participação e deixar o aluno constrangido logo no primeiro dia de
aula.
FICA
A DICA
*Na lista, o último
chocolate é o Bis (sucesso e realização) leia o restante da descrição e fale
para a turma que é o que você deseja a todos
eles e dê um Bis para cada aluno.
*A descrição dos chocolates
está em Português para que você mude para a língua que você trabalha.
7 Comentários
NÃO CONSIGO VISUALIZAR O TESTE. ERRO NA PAGINA
ResponderExcluirLink corrigido!
Excluirhttps://docs.google.com/document/d/1fs8sQMwadG8st7WR2wXhmAk5Gti6hzo7/edit?usp=sharing&ouid=107182977971370528465&rtpof=true&sd=true
Também não consigo visualizar o teste...
ResponderExcluirLink corrigido!
Excluirhttps://docs.google.com/document/d/1fs8sQMwadG8st7WR2wXhmAk5Gti6hzo7/edit?usp=sharing&ouid=107182977971370528465&rtpof=true&sd=true
também nao consigo,
ResponderExcluirNão consigo visualizar o teste.
ResponderExcluirLink corrigido!
ResponderExcluirhttps://docs.google.com/document/d/1fs8sQMwadG8st7WR2wXhmAk5Gti6hzo7/edit?usp=sharing&ouid=107182977971370528465&rtpof=true&sd=true