Ticker

6/recent/ticker-posts

TESTE: Qual o chocolate preferido? | Dinâmica para o início das aulas

           


             Objetivo: Falar de preferências, apresentar-se.
             Duração: 50min (varia com o tamanho da turma).
             Público: Adolescentes e adultos
             Material: Nenhum ou apresentação de Power Point (opcional)


BREVE DESCRIÇÃO
É uma dinâmica para início das aulas que vai bem em todas as situações e públicos. Trata-se de um teste, tipo aqueles de revista para adolescentes, onde listam-se dez chocolates e o aluno tem que escolher um. Cada chocolate possui uma descrição que envolve assuntos como preferências e personalidade. Normalmente os alunos adoram (por incrível que pareça dá certo) e riem bastante com as revelações surpreendentes sobre eles e seus colegas.

PASSO-A-PASSO
1º passo – começo me apresentando, falo um pouco da minha vida profissional e alguns fatos da minha vida pessoal que eu creio que são importantes. Também uso esse momento para construir, com a turma, algumas regras para o bom convívio. Terminando essa parte, falo que já me apresentei e que naquele momento quero conhecê-los, saber mais sobre suas preferências, o que gostam e o que não gostam (neste momento todos começam a reclamar, dizem que não vão falar, tem vergonha, etc). Logo, tento acalmá-los dizendo que não serão eles que irão se apresentar, mas que eu irei adivinhar suas preferências e revelar coisas sobre eles que nem mesmo eles sabem. Neste momento é importante você fazer com o aluno acredite na veracidade do teste.

2º passo – Falo que vou ler o nome de 10 chocolates e peço que eles escolham apenas um chocolate, aquele que eles gostam mais.

3º passo – Peço para que cada aluno se apresente e diga qual chocolate escolheu.

4º passo – E por fim, Leio a descrição de cada chocolate e vou perguntando aos alunos que escolheram aquele chocolate se acertei a descrição ou errei (normalmente acerto quase todas). Esta etapa é muito importante porque você tem a oportunidade de conhecer o perfil da sua nova turma e nas próximas aulas tentar trazer atividades que sejam mais a cara deles.

PRÓS E CONTRAS
Esta dinâmica pode ser usada, praticamente, nas mais diversas turmas, grandes, pequenas, de jovens, de adultos entre outras. Gosto muito de usá-la quando eu ainda não conheço o grupo por dois motivos, primeiro, começo a conhecer o grupo, suas preferências e assim fica mais fácil elaborar as próximas atividades e, segundo, porque a participação do aluno é mínima (as vezes encontro turmas que os alunos são muito tímidos). Com isso não tenho que forçar uma participação e deixar o aluno constrangido logo no primeiro dia de aula.

FICA A DICA
*Na lista, o último chocolate é o Bis (sucesso e realização) leia o restante da descrição e fale para a turma que é o que você deseja a todos eles e dê um Bis para cada aluno.


*A descrição dos chocolates está em Português para que você mude para a língua que você trabalha.

Postar um comentário

7 Comentários

  1. NÃO CONSIGO VISUALIZAR O TESTE. ERRO NA PAGINA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Link corrigido!
      https://docs.google.com/document/d/1fs8sQMwadG8st7WR2wXhmAk5Gti6hzo7/edit?usp=sharing&ouid=107182977971370528465&rtpof=true&sd=true

      Excluir
  2. Também não consigo visualizar o teste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Link corrigido!
      https://docs.google.com/document/d/1fs8sQMwadG8st7WR2wXhmAk5Gti6hzo7/edit?usp=sharing&ouid=107182977971370528465&rtpof=true&sd=true

      Excluir
  3. Link corrigido!
    https://docs.google.com/document/d/1fs8sQMwadG8st7WR2wXhmAk5Gti6hzo7/edit?usp=sharing&ouid=107182977971370528465&rtpof=true&sd=true

    ResponderExcluir