Esta é uma dinâmica excelente para trabalhar a habilidade de ouvir e também serve para quebrar uma sequência de aulas e dá aquela oxigenada na turma. Gosto muito de utilizar essa atividade para recuperar o ânimo dos alunos, normalmente, após aulas expositivas eles ficam dispersos e o rendimento da aula cai bastante.
Esta dinâmica é muito fácil de preparar e se encaixa em qualquer conteúdo
que estamos trabalhando. Basicamente, esta atividade é o conhecido jogo dos
sete erros que as crianças, e nós adultos, adoramos brincar com imagem. Aqui, o
que temos é sua adaptação para textos. Tudo que você precisa é pegar aquele livro
didático que as editoras mandam para nossa avaliação ou que é uso em outra
escola, nós professores temos vários destes em casa e escolher um diálogo ou
texto que possua áudio, sugiro que escolha um texto pequeno. Feito isso,
transcreva o texto e altere sete palavras ou expressões de acordo com o que
você está trabalhando.
Em sala, divida a turma em equipes de três ou quatro alunos, depois
fixe as folhas na parede da sala, um texto para cada equipe (também dá para fazer
individualmente, mas gosto da ideia de tirar os alunos de suas cadeiras e pedir
que façam atividades em locais fora do comum). Finalmente, fale para a turma
que eles irão brincar do jogo dos sete erros e que eles terão que encontrar nos
textos que estão fixados na parede sete palavras que não são pronunciadas no áudio.
Eles não precisam escrever a palavra correta apenas identificar a palavra
errada com um traço abaixo da palavra. Deixe bem claro que eles só terão três
chances. Após tocar o áudio três vezes corrija a atividade de cada equipe e
depois tire as dúvidas na lousa.
FICA A DICA
* Imprima os textos em tamanho grande se possível imprima em duas
folhas.
Confira, abaixo, algumas imagens desta atividade na pratica:
![]() |
Jogo dos sete erros |
0 Comentários