Ticker

6/recent/ticker-posts

Jogo dos 7 erros

Esta é uma dinâmica excelente para trabalhar a habilidade de ouvir e também serve para quebrar uma sequência de aulas e dá aquela oxigenada na turma. Gosto muito de utilizar essa atividade para recuperar o ânimo dos alunos, normalmente, após aulas expositivas eles ficam dispersos e o rendimento da aula cai bastante. 

            

Esta dinâmica é muito fácil de preparar e se encaixa em qualquer conteúdo que estamos trabalhando. Basicamente, esta atividade é o conhecido jogo dos sete erros que as crianças, e nós adultos, adoramos brincar com imagem. Aqui, o que temos é sua adaptação para textos. Tudo que você precisa é pegar aquele livro didático que as editoras mandam para nossa avaliação ou que é uso em outra escola, nós professores temos vários destes em casa e escolher um diálogo ou texto que possua áudio, sugiro que  escolha um texto pequeno. Feito isso, transcreva o texto e altere sete palavras ou expressões de acordo com o que você está trabalhando.

Em sala, divida a turma em equipes de três ou quatro alunos, depois fixe as folhas na parede da sala, um texto para cada equipe (também dá para fazer individualmente, mas gosto da ideia de tirar os alunos de suas cadeiras e pedir que façam atividades em locais fora do comum). Finalmente, fale para a turma que eles irão brincar do jogo dos sete erros e que eles terão que encontrar nos textos que estão fixados na parede sete palavras que não são pronunciadas no áudio. Eles não precisam escrever a palavra correta apenas identificar a palavra errada com um traço abaixo da palavra. Deixe bem claro que eles só terão três chances. Após tocar o áudio três vezes corrija a atividade de cada equipe e depois tire as dúvidas na lousa.

FICA A DICA
* Imprima os textos em tamanho grande se possível imprima em duas folhas. 

Confira, abaixo, algumas imagens desta atividade na pratica:

Imagens de alunos resolvendo atividade "Jogo dos sete erros"
Jogo dos sete erros
O que você achou desta atividade? Deixe seu comentário!!

Postar um comentário

0 Comentários