Objetivo: Objetivo: apresentar-se, reflexão, traçar metas.
Duração: 20min (varia com o tamanho da turma).
Público: adolescentes, mínimo 4 pessoas.
Material: papel e lápis.
BREVE DESCRIÇÃO
Esta é uma dinâmica de grupo que pode ser usada em
diferentes situações e nos mais variados grupos (semanas pedagógicas, grupos da
igreja), e claro, em sala de aula.
PASSO-A-PASSO
1º passo – cumprimento a turma e peço para organizar a sala
em círculo (lembre-se, você também faz parte da turma).
2º passo – distribuo uma folha em branco e um lápis e
solicito aos alunos que pensem nas atividades que gostariam de realizar
(viagens, ir bem na prova, etc), em seus sonhos, para um futuro não muito
distante (cursar uma faculdade, atividades profissionais, família, etc) ou nos
seus objetivos e motivos para participar do grupo.
3º
passo – então, peço para cada aluno iniciar seu desenho que represente um
sonho ou desejo no papel. Após apenas trinta segundos dou o comando para que
todos parem e passem a folha para o vizinho da direita, para que o vizinho
continue a fazer o desenho, da maneira como achar melhor (o vizinho pode
continuar com sua própria ideia inicial ou tentar imaginar o que o outro queria
desenhar). Após trinta segundos passar adiante novamente e assim sucessivamente
até que as folhas voltem à origem.
3º passo -
cada integrante mostra o desenho que tem em mãos, descreve o que gostaria de
ter desenhado e o que consegue entender do desenho que recebeu ao final.
Objetivos
Levar o
grupo a conversar sobre:
-
Importância de conhecermos bem nossos objetivos individuais e coletivos;
-
Importância de sabermos expressar ao grupo nossos desejos e nossas dificuldades
em alcançá-los;
- O
interesse em sabermos quais os objetivos de cada participante do grupo e de que
maneira podemos ajudá-los;
- A
importância do trabalho em grupo para a resolução de problemas, etc..
PRÓS E CONTRAS
O legal
desta atividade é que ela se encaixa em todos os grupos e leva o aluno a
refletir sobre suas reponsabilidades com aquele grupo. Ótimo para verificar e
trabalhar a indisciplina.
Um ponto desfavorável é o fato de ser muito
disseminada na internet, é possível que alguém na turma já tenha feito. E outro
ponto negativo é que se torna mais difícil utiliza-la em língua estrangeira.
FICA A DICA
*Despois
desta conversa os alunos já estão mais conscientes de suas responsabilidades
para o sucesso ou fracasso do grupo, com aquele sentimento bom de crescimento
coletivo. Aproveito este momento para
construir as REGRAS DO BOM CONVÍVIO.
0 Comentários