Ticker

6/recent/ticker-posts

Dinâmica para o início das aulas | Objetivos pessoais e do grupo




Objetivo: Objetivo: apresentar-se, reflexão, traçar metas.
Duração: 20min (varia com o tamanho da turma).
Público: adolescentes, mínimo 4 pessoas.
Material: papel e lápis.
BREVE DESCRIÇÃO
Esta é uma dinâmica de grupo que pode ser usada em diferentes situações e nos mais variados grupos (semanas pedagógicas, grupos da igreja), e claro, em sala de aula.
PASSO-A-PASSO
1º passo – cumprimento a turma e peço para organizar a sala em círculo (lembre-se, você também faz parte da turma).
2º passo – distribuo uma folha em branco e um lápis e solicito aos alunos que pensem nas atividades que gostariam de realizar (viagens, ir bem na prova, etc), em seus sonhos, para um futuro não muito distante (cursar uma faculdade, atividades profissionais, família, etc) ou nos seus objetivos e motivos para participar do grupo.
 3º passo – então, peço para cada aluno iniciar seu desenho que represente um sonho ou desejo no papel. Após apenas trinta segundos dou o comando para que todos parem e passem a folha para o vizinho da direita, para que o vizinho continue a fazer o desenho, da maneira como achar melhor (o vizinho pode continuar com sua própria ideia inicial ou tentar imaginar o que o outro queria desenhar). Após trinta segundos passar adiante novamente e assim sucessivamente até que as folhas voltem à origem.
3º passo - cada integrante mostra o desenho que tem em mãos, descreve o que gostaria de ter desenhado e o que consegue entender do desenho que recebeu ao final.
Objetivos
Levar o grupo a conversar sobre:
- Importância de conhecermos bem nossos objetivos individuais e coletivos;
- Importância de sabermos expressar ao grupo nossos desejos e nossas dificuldades em alcançá-los;
- O interesse em sabermos quais os objetivos de cada participante do grupo e de que maneira podemos ajudá-los;
- A importância do trabalho em grupo para a resolução de problemas, etc..

PRÓS E CONTRAS
O legal desta atividade é que ela se encaixa em todos os grupos e leva o aluno a refletir sobre suas reponsabilidades com aquele grupo. Ótimo para verificar e trabalhar a indisciplina.
Um ponto desfavorável é o fato de ser muito disseminada na internet, é possível que alguém na turma já tenha feito. E outro ponto negativo é que se torna mais difícil utiliza-la em língua estrangeira.
FICA A DICA
*Despois desta conversa os alunos já estão mais conscientes de suas responsabilidades para o sucesso ou fracasso do grupo, com aquele sentimento bom de crescimento coletivo.  Aproveito este momento para construir as REGRAS DO BOM CONVÍVIO.

Postar um comentário

0 Comentários